2.11.09

Os ventos de Finados...


Cara,não sei se alguém já notou,mas pelo menos aqui em PoA City (como costumo chamar carinhosamente Porto Alegre) entra ano e sai ano,e sempre no dia 2 de Novembro aquele ventinho constante teima em fluir pelo ar,dando um clima um tanto quanto "misterioso" ao dia de Finados.
Engraçado também é notar que muitas pessoas que há muito tempo não estão nem aí para aqueles entes queridos que já se foram,milagrosamente e justamente no dia 2 de Novembro se despencam até os cemitérios para prestar homenagens,depositarem flores,acenderem velas,essas coisas...
Mas enfim,meu intuito não é criticar essas pessoas.
Só acho que deveríamos "cultuar" as pessoas em vida mesmo,não depois que elas se foram...e por falar em costumes,uma coisa que eu acho muito legal mesmo é a forma como a morte e o dia de Finados é cultuado em outras partes do mundo.Nada de melancolia!Nada de tristeza!Isso mesmo,pessoas!Os mortos aqui na Terra estão muito vivos em outro plano superior!Então pra quê ficarmos debruçados no túmulo choramingando a perda?
Façamos como os mexicanos no seu "Día de Los Muertos", que segundo a tradição,é uma celebração de origem indígena que começa no dia 1° de Novembro e coincide com nossas celebrações católicas em honra dos mortos e o Dia de Todos os Santos.O Día de Los Muertos é comemorado em outros países da América Central,além do México,e foi até declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade!O.o
Há relatos que antes mesmo da chegada dos espanhóis,os astecas,maias,purépechas,náuatles e totonacas praticavam este culto.Os rituais que celebram a vida dos ancestrais remontam há mais de 3000 anos de tradição,inclusive na era pré-hispânica era comum a prática de conservarem crânios como troféus,e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
O festival que acabou sendo batizado de Dia de Los Muertos era praticado no nono mês do calendário solar asteca (por volta do início de Agosto) e era celebrado durante um mês completo.As festividades eram prescedidas pela deusa Mictecacíhuatl conhecida como Dama de La Muerte - atualmente relacionada à La Catrina,personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli,senhor do reino dos mortos.As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.
É uma das festividades mexicanas mais animadas que existem,pois dizem que os mortos vêm visitar seus parentes .Ela é festejada com comida,bolos,festa,música e doces,aliás,os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar! ^-^
Alguns costumes que eles adotam nestes dois dias são as Caveirinhas,que nada mais são do que rimas ou versos satíricos de pessoas ainda vivas onde a morte personificada brinca com a vida da pessoa em questão (inclusive,tais Rimas são muito dedicadas aos políticos que encontram-se no poder por lá,hehehehe XD).Outro costume são as Gravuras que homenageiam José Guadalupe Posada (ainda que este não tenha desenhado especificamente para o Dia de Los Muertos),são caricaturas que retratam a morte de uma maneira festiva.
Têm ainda as Caveiras de Doce que contém os nomes dos defuntos ou de uma pessoa viva (lembrando que isso não ofende em nada a pessoa "homenageada") e que são consumidas por parentes e amigos.Outro símbolo é o Pan de Muerto,todo decorado e enfeitado,as flores que durante o período de 2 dias de festival são depositadas em todos os túmulos sem excessão,costumam depositar especialmente margaridas,pois acreditam que a alma do morto é atraída por esse tipo de flor,além de oferendas e visitas.Caso não seja possível visitar seus mortos por causa da distância,ou por não poder sair de casa mesmo,as pessoas mantêm altares pequenos em casa,onde depositam fotos do defunto,velas,doces e as comidas e bebidas que o falecido gostava em vida.

OBS: Sabiam que eles acreditam que as almas das crianças regressam de visita no dia 1° de Novembro e as almas dos adultos só no dia 2?

Pois é,pessoas...achei muito tri saber disso tudo (bom,acho que vocês notaram,já que desembestei a escrever aqui kkkkkkkkkkkkkkkkk) e pensei em como seria bacana se adotássemos tal atitude,enfim,deixar de lamentar a morte e começarmos a celebrá-la!
Afinal de contas,os mortos (ou a maioria deles,espero eu O.o) estão em um lugar muito melhor do que nós seres sobreviventes aqui da Terra,então acho que os ventos de Finados são na verdade os mortos querendo nos dizer para pararmos de lamentar por eles,e começarmos a fazer nosso Día de Los Muertos!!! \o/ \o/ \o/

Um comentário:

  1. Já quero comemorar essa festa mexicana!
    Adorei, sister! Adorei mesmo saber disso.
    Como relato pessoal: eu me recuso a ir a cemitérios em dias de finados e em qualquer dia do ano. Meu avô, meus tios e Angel, que já faleceram não estão lá, e eu sei disso. Os ossos deles sim, mas seus espirítos não mais. Eu prefiro celebrar as minhas recordações, o qu tivemos juntos e saber que nunca nos perderemos!
    Que bom poder dizer que essas pessoas maravilhosas fizeram parte da minha vida!

    Amei o blog!
    Beijos e borboleteios

    ResponderExcluir